pastorais e

movimentos

apostolado da oração

“SER APÓSTOLO”

É ser escolhido pelo Senhor, e enviado ao mundo para continuar sua obra de salvação. É assumir um compromisso, vivendo a cruz e a palavra. Pelo Batismo, todos os cristãos deveriam ser apóstolos. 

“De fato, muitos são convidados, mas poucos são escolhidos". (Mt 22,14)

Venha fazer parte desta grande família do Sagrado Coração de Jesus. Nossos encontros ocorrem toda primeira sexta-feita do mês, sendo que:

  • 17h30min - reunião do grupo

  • 18h - Adoração ao Santíssimo com bênção

  • 19h - Missa com comunhão reparadora. 

 

VENHA VOCÊ TAMBÉM FAZER PARTE DESTA GRANDE FAMÍLIA DO SAGRADO CORAÇÃO!

BATISMO

O Batismo é o nascimento. Como a criança que nasce depende dos pais para viver, também nós dependemos da vida que Deus nos oferece. No Batismo, a Igreja reunida celebra essa experiência de sermos dependentes, filhos de Deus. Pelo Batismo, participamos da vida de Cristo. Jesus Cristo é o grande sinal de que Deus cuida de nós.

O Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão: "Baptismus est sacramentum regenerationis per aquam in verbo - O Batismo é o sacramento da regeneração pela água na Palavra".

 

Coordenação: Renata Mota e Armando (renatammotta@yahoo.com.br)

BAZAR n.s. de fátima 

Em 1989, por iniciativa do Pe. Tarcísio, foi convidado um grupo de senhoras, a fim de realizar um encontro semanal, tendo como finalidade despertar o prazer de redescobrir suas aptidões na confecção de trabalhos manuais, respeitando sempre a capacidade e o conhecimento de cada um, e estimular a amizade.

 

Todos os trabalhos confeccionados durante o ano são expostos e comercializados no mês de novembro, num grande bazar. Parte da renda obtida é destinada à compra de novos materiais e a outra parte é utilizada para a manutenção da Paróquia, do Centro Social Coração de Maria e de outras necessidades pastorais e sociais da Igreja..

Convidamos a todas as senhoras interessadas que venham participar conosco... a sua presença é para nós uma grande alegria.

As reuniões do Bazar ocorrem às terças-feiras, das 14 às 17h, no salão 13 da Paróquia. Outras informações com Anna Maria, pelo telefone: 3832-7208

CATEQUESE

“Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a todas as criaturas" (Mc 16,15). Em sua origem o termo “catequese” diz respeito à proclamação da Palavra: o termo se liga a um verbo que significa “fazer ecoar” (Kat-ekhéo), de fato a catequese tem por objetivo fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus.

A Catequese em nossa Paróquia é dividida em:

  • Pré Catequese: 4ª-feiras, das 20h às 21h30min

  • Catequese para 1ª Eucaristia (2 anos):

- 4ª feira das 20h às 21h30min

- 5ª feira das 08h às 09h30min

e das 14h às 15h30min

- Sábado das 08h30min às 10h

  • Perseverança: 4ª feira das 20h às 21h30min

A missa dominical às 9h completa esta formação, onde as crianças que participam da catequese são encarregadas dos comentários e leituras.

PASTORAL DA MÚSICA

Há muitas formas para se aproximar de Deus e como as pessoas possuem sensibilidades diferentes, são muitas as maneiras como são tocadas.

A música é um importante caminho, participando largamente da liturgia como apoio na absorção da Palavra do Senhor, agindo na integração entre os membros da comunidade e, principalmente, atuando através da arte e da emoção, como poderoso meio de aproximação a Deus.

A música bem tocada e cantada unida ao ponto fundamental que é a unção, opera milagres nas vidas das pessoas, tendo um poder infinito, por ser regida pelo Espirito Santo.

Compreendendo a responsabilidade de sua missão, esse Ministério, vem trabalhando para unificar e organizar toda expressão musical que existe na paróquia, com a intenção de poder servir a Deus na comunidade, a cada dia com mais harmonia.

Coordenador Geral do Ministério de Música: Wanderley Mafra  - (11) 99174-8803 / (11) 3832-3071 / contato@mafraproducoes.com.br 

JOVENS DA MÚSICA - JM

Idealizado em 2013 pelo coordenador do Ministério de Música, o músico Wanderley Mafra, com o objetivo de criar oportunidade de membros da comunidade, especialmente adolescentes e jovens, ingressarem na Igreja, através da música, encontrando um espaço onde possam colocar em prática suas aptidões voltadas para a música católica.

Os Jovens músicos são inicialmente avaliados pelo coordenador, que irá separá-los de acordo com a faixa etária, conhecimento teórico e prático de seu instrumento; dentre outros critérios que tragam harmonia e complementação ao grupo.

Além da formação musical, os jovens também são orientados quanto aos aspectos litúrgicos, norteando a escolha das músicas de acordo com as Celebrações e tempo litúrgico.

Atualmente o grupo é formado por integrantes com idades entre 10 e 18 anos, que já estão na escala de missas da Paróquia. Os ensaios acontecem as 6º feiras das 16h30MIN as 18h.

Para participar entre em contato com a coordenação: Wanderley Mafra  - (11) 99174-8803 / (11) 3832-3071 / contato@mafraproducoes.com.br

CORAL CLAVE DE FÁTIMA

O Coral da Paróquia Nossa Senhora de Fátima nasceu de um sonho do Monsenhor Tarcísio Justino Loro, de ter em sua paróquia um coral formado por paroquianos. Sob a regência da maestrina Teresa Cristina de Castro Andrade, o coral dos adultos com o nome Coral Clave de Fátima, tem como objetivo principal cantar nas missas da paróquia, com um repertório que sensibilize a comunidade e ao mesmo tempo promova uma missa participativa, em que a comunidade se sinta convidada a cantar.

O acompanhamento instrumental é realizado pelo músico Daniel Fernandes (teclado e voz) e seus profissionais que são escolhidos de acordo com o repertório adotado. Os integrantes do Coral se dedicam semanalmente na preparação dos cantos da missa. Sinta-se convidado (a) a participar do Coral de sua paróquia.

 

Observação: Como não se trata de Ensaio para cantar nas Missas, e sim Aula de Canto Coral a participação no Coral inclui uma taxa, que cobre o pagamento da professora de música, dos profissionais que tocam os instrumentos e material utilizado nas aulas, como as cópias das partituras. Horário dos Ensaios: Toda quinta-feira, das 20h às 21h30 – Coral Adulto.

 

Coordenação: Maria Isabel Taschetti (Tel. 3641-9590 ou 99515-1717)

EXÉQUIAS

As exéquias têm em vista exprimir o caráter pascal da morte cristã. Anunciam à comunidade reunida a vida eterna, ao mesmo tempo que realçam o caráter de provisoriedade da vida aqui na terra (cf. CIC 1684-1685).

Todas as celebrações estão profundamente marcadas pelo sentido pascal da morte cristã e pela comunhão com a dor e as necessidades dos familiares que passam por este momento de luto e de saudade.

O objetivo central da ação evangelizadora da Igreja por ocasião das exéquias deve ser despertar a esperança e fortificar a fé dos participantes sem, no entanto, ofender a tristeza dos que sofrem (REx 17).

Em nosso setor Leopoldina, as paróquias se revezam no atendimento às famílias quando solicitam a presença do sacerdote e/ou ministro para rezar pelo falecido. A nossa paróquia atende no cemitério da Lapa às quintas-feiras. Para solicitar a presença do padre ou do ministro, bastar ligar com antecedência para a secretaria no telefone: 3834-1532.

 

Coordenador: Padre Tarcísio Justino Loro (nsrafatima@uol.com.br)

COMUNICAÇÃO

A Pascom é a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação. Não é uma pastoral a mais, mas aquela que integra todas as demais pastorais. A PASCOM, pela própria razão de ser, perpassa as ações das demais pastorais, animando-as e colocando-se a serviço” (Doc.  75 Igreja e Comunicação - CNBB).

 

Sua essência é promover o acesso à informação, bem como sua produção, levando para toda a comunidade, paroquial e adjacente, o testemunho de vida cristã, a doutrina da Igreja e a Boa Nova de Jesus Cristo.

 

Pascom não é só um boletim, um mural, pagina de internet etc., não é Pastoral da Comunicação, mas são formas utilizadas pela pastoral. Não devemos reduzir a Pascom a um desses meios, o que significa prejuízo da qualidade de um trabalho.

 

Coordenação: Ernesto Waldemar de Morais (jornal.fatima@uol.com.br) 

PASTORAL DO DIZIMO

O dízimo é uma doação regular e proporcional aos rendimentos do fiel, que todo batizado deve assumir. É antes de tudo uma grande graça, pois é uma forma concreta que o cristão tem para manifestar a sua fé em Deus e o seu amor ao próximo, já que é por meio dele que a Igreja se mantém em atividade, sustenta seus trabalhos de evangelização e realiza muitas obras de caridade e assistência aos menos favorecidos.

A palavra “dízimo” significa “décima parte”, e a sua origem está nos 10% que os judeus davam de tudo o que colhiam da terra com o seu trabalho. Também hoje todos são convidados a oferecer, de fato, a décima parte daquilo que ganham, mas isso não é um preceito: ninguém é obrigado e ninguém deve ser constrangido a fazê-lo.

Oferta é diferente de dízimo. As ofertas são doações espontâneas, com as quais o fiel também pode e deve participar da vida em comunidade, mas nesse caso não existe a regularidade, como no caso do dízimo. Você pode e deve doar na hora do ofertório, durante as Missas, ou fazer depósitos nos cofres de coleta, mas não se trata de um compromisso fixo assumido com Deus, e sim de uma manifestação de amor e de confiança.

Cada pessoa deve definir livremente, sem tristeza nem constrangimento, qual percentual dos seus ganhos irá separar para o dízimo.

 

Coordenação: Eddie Spinello (spinelloeddie@uol.com.br)

VICENTINOS

Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), também conhecida por Conferências de São Vicente de Paulo ou Conferências Vicentinas, é um movimento católico de leigos que se dedica, sob o influxo da justiça e da caridade, à realização de iniciativas destinadas a aliviar o sofrimento do próximo, em particular dos social e economicamente mais desfavorecidos, mediante o trabalho coordenado de seus membros.

Na Paróquia o grupo dos Vicentinos promove um trabalho sistemático com as famílias assistidas. Além da distribuição de alimentos às famílias cadastradas, essas recebem formação religiosa e espiritual. Esses alimentos distribuídos têm participação direta da comunidade, que os entregam mensalmente na campanha “Domingo do Quilo”.

Atualmente, a Conferência Vicentina da Paróquia Nossa Senhora de Fátima atende cerca de 110 famílias cadastradas. Somado a esse número, a cada domingo outras famílias que procuram os Vicentinos são atendidas. Para atender a todos, é preciso que cada vez mais as pessoas contribuam com o “Domingo do Quilo.

 

Coordenação: Ivo de Camargo (ivodcamargo@uol.com.br)

GRUPOS DE ORAÇÃO

Os grupos de oração são reuniões semanais de pessoas que buscam em comum momentos de oração e aprofundamento da fé, através do conhecimento e da prática do Evangelho.

É natural que os grupos de oração tenham uma identidade associada às características de seus participantes. Preferencialmente um grupo de oração deve contar com uma equipe de servos (as) que já acumulou experiência e conhecimento através de uma vida cristã dedicada e comprometida, tendo como objetivo principal de sua existência a evangelização.

Outra característica muito importante nos grupos de oração é o testemunho pessoal de uma fé viva de seus participantes. O que ocorre na prática é o pastoreio. A equipe responsável pelo grupo proporciona um direcionamento espiritual para aqueles que participam do grupo. Daí se compreende que a frequência regular permite um crescimento e um amadurecimento na vivência da fé.

Na Paróquia, atualmente, temos três grupos de oração. Escolha o seu e participe:

* Terça-feira, 20h - coordenação: Elaine Francischinelli;

* Quarta-feira, 14h - coordenação: Carla Ortiz;

* Quarta-feira, 20h - coordenação: José Fernandes.

BENÇÃO DO LAR

Somos membros da Pastoral Familiar. O propósito do serviço é proporcionar um momento de espiritualidade, através da reflexão da palavra de Deus, rezar pelas intenções apresentadas, abençoar os lares e familiares. O serviço será agendado por telefone. Os interessados podem retirar a ficha de solicitação do serviço, na Sacristia antes ou após as missas, ou entrar em contato com a secretaria da paróquia: (11) 3834-1532, ou ainda pelo email: nsrafatima@uol.com.br . " Quem não vive para servir, não serve para viver".

Coordenação: Sueli L.A. Geraldeli

TERÇO DOS HOMENS

A missão do Terço dos Homens é resgatar para o seio da Igreja de Cristo homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã. O Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção.

 

A oração do terço, além de nos conduzir para a oração, leva-nos a meditar sobre os principais mistérios da redenção que Cristo nos oferece.

 

Com a meditação do mistério redentor, também lembramos Maria de Nazaré, que assumiu a maternidade divina fazendo a vontade de Deus, dando-nos o Salvador. Este foi o jeito que o Pai escolheu para nos dar seu único Filho.

 

O Terço dos Homens se reúne toda segunda-feira, às 20h, para meditar o terço. Participe você também desse ato de devoção, elevando a Deus as preces da comunidade.

 

Coordenação: Zenon Alves (zalves@sabesp.com.br) 

O curso de Formação Teológica da Paróquia iniciou-se, de forma sistemática, há cinco anos. Esse estudo visa não só colaborar com o aprofundamento do conhecimento bíblico da comunidade, a partir da reflexão sobre textos bíblicos e de bibliografia especializada nas questões diretamente envolvidas com o objetivo do curso. Esta formação responde às indicações do Magistério Pontifício e das Conferências Episcopais latino-americanas.

Partindo da narrativa bíblica, aliada à convivência comunitária, viabilizar estudos a fim de refletirem sobre ações concretas que possam atender urgências sociais apresentadas pela Igreja.

Implementar um processo de formação a partir da retomada de valores pessoais e não apenas conteúdos teóricos ou culturais. O projeto parte da realidade concreta da comunidade e das pastorais, visando o compromisso e tomada de consciência para atitudes favoráveis ao bem comum.

 

Curso do primeiro semestre de 2019: Evangelho de Lucas e Aspectos da Liturgia. Toda quinta-feira, das 20h às 21h30min.

FORMAÇÃO BÍBLICA

PASTORAL DA JUVENTUDE

O Movimento de Jovens com Cristo (MJC) está conectado com a Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. O MJC está aberto para acolher aqueles que querem ter um encontro pessoal com Jesus, experimentando Seu amor através do serviço e da vida em comunidade, buscando conhecer e aprofundar um pouco mais de sua fé.

Caminhando junto com amigos verdadeiros para um crescimento espiritual, visando oferecer o Amor que Jesus nos pediu que tivéssemos uns pelos outros.

A Pastoral está envolvida nos eventos festivos da Paróquia, organizando e criando ações evangelizadoras, promovendo retiros e amadurecendo a fé por meio de palestras e seminários. Além da participação paroquial, os jovens estão envolvidos com o Dia Nacional da Juventude (DNJ) e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

O Movimento realiza dois encontros anuais e as reuniões ocorrem quinzenalmente após as missas dominicais das 11h. Para participar da Pastoral e/ou Movimento, basta entrar em contato com a coordenação.

Coordenação: Daniel Parrilha (99137-8171) e Mariana Miranda (Tel. 95106-1907)

PASTORAL DOS COROINHAS

A pastoral do Coroinhas é formada por um grupo de jovens, crianças e adolescentes livre para qualquer idade desde que se sinta chamado por Deus ao serviço do Altar.

Nossa Pastoral tem o objetivo de acolher sem discriminar a idade, pois Jesus já dizia: ..."deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus"... (Marcos 10, 14) e ..."Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe"... (Lc 10, 2). Sendo assim, nossa filosofia pastoral é nunca deixar de abraçar alguém e sempre abrir as portas para que mais crianças, adolescente e jovens, que se sintam chamado por Deus. Possam atuar em nossa paróquia no serviço do Altar, Precisamos de Jovens para executar tarefas específicas das cerimônias, tornando-se essencial para nosso grupo.

Ser coroinha, não é apenas servir dentro da igreja, o altar. Ser coroinha é criar um vínculo de amizade em Deus, com alegria em servir ao próximo e junto a isto, ter uma nova família em Cristo. Se você quiser participar da pastoral dos coroinhas, clique aqui e imprima a ficha cadastral. Preencha-a e entregue na secretaria da Paróquia ou no horário de missa aos domingos.

Coordenador Geral: Daniel Fernandes (99602-0079)

CRISMA(Jovens e Adultos)

Do latim “confirmare”, “confirmação” tem o sentido de consolidar, confirmar. Através do sacramento da Crisma o cristão confirma sua fé e adesão a Jesus e assume seu papel na Comunidade.

O “crisma” é o “óleo” que o bispo usa para “ungir”, conforme um ritual, a pessoa do crismando, conferindo a ele o Espírito Santo e seus dons, fazendo com que o crismando confirme a fé cristã que recebemos no Batismo.

A Confirmação é uma continuidade da obra iniciada no Batismo. Batismo, Confirmação e Eucaristia são chamados “Sacramentos de Iniciação cristã”, pois introduzem a pessoa numa vida nova (Filho de Deus), com tarefas dentro e fora da Igreja (testemunho de vida).Todo Sacramento é um sinal que recorda um acontecimento de Cristo Salvador. A Confirmação é o Sacramento que torna visível o Dom do Espírito. Na Crisma, o cristão recebe o Espírito Santo, como os apóstolos receberam no dia de Pentecostes (At 2,1-47).

 

Coordenação: Ciro Barbieri (ciro_bc@uol.com.br)

PASTORAL FAMILIAR

Assumimos com alegria a missão de servir, dando continuidade à ação de Jesus Cristo. Nosso objetivo é apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus. Nossa missão é a defesa e promoção da pessoa em todas as etapas e circunstâncias da vida e a defesa dos valores cristãos para o matrimônio e os relacionamentos pessoais e familiares.  A Pastoral Familiar é a resposta da Igreja em favor da Família, com a missão de evangelizar e formar verdadeiros cidadãos, conhecedores de seus direitos e deveres.

 

Principais metas da Pastoral Familiar

1)Fazer da família uma comunidade cristã;  2)Fazer com que a família seja Santuário da Vida;  3) Resgatar para a família seu justo valor de célula primeira e vital da sociedade;  4)Tornar a Família missionária e Igreja doméstica;  5)Acolher toda a família a partir da realidade em que se encontra; 6)Santificar os laços familiares;  7)Oferecer com qualidade formação aos noivos;  8)Despertar a família para o papel de educadora;  9)Oferecer apoio aos casais e famílias;  10)Promover a missão em família;  11)Articular o trabalho em conjunto com as outras pastorais;  12)Estabelecer articulações também com forças externas à Igreja.

 

Principais Atividades:

Missa da Família – última 2ª feira de cada mês às 20h

Benção dos Lares – semanalmente

Curso de Noivos – 4 vezes ao ano, consultar secretaria.

Semana da Família – Geralmente na 2ª semana do mês de Agosto

Caminhada da Família – No primeiro domingo após o fechamento da semana da família

Corpalma “cuidar do corpo é também cuidar da alma” – 2x por semana, consultar secretaria

Encontro de Namorados – 1 vez ao ano, consultar secretaria 

Encontro de Viúvos – 1 vez ao ano, consultar secretaria.

Informações pelo telefone: (11) 99605-8385, com Viviane Fumagalli

paróquia
nossa senhora de fátima
vila leopoldina

Tel.: (11) 3834-1532

nsrafatima@uol.com.br

Rua Barão da Passagem, 971

Vila Leopoldina - São Paulo - SP - Brasil

  • Twitter - White Circle
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon

@2016 by Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Produzido e criado por www.ciagroup.com.br