top of page
OS DIFERENTES "TEMPOS"
DO ANO LITÚRGICO

O ano litúrgico, cujo coração é a celebração da Páscoa, a Ressurreição de Cristo

Começa no primeiro domingo do advento e termina a cada ano com a festa de Cristo Rei (um dos últimos domingos de novembro). Ele é dividido em vários períodos que são chamados de "tempos" e cada um tem uma cor correspondente, que é utilizada nos ornamentos litúrgicos.

  • Tempo do advento , ou da espera e do desejo, leva ao Natal, celebração do nascimento de Jesus, Filho de Deus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Existem 4 domingos do advento. É um tempo orientado para a vinda do Senhor, lembrando-se de sua vinda a Belém na manjedoura.

A liturgia usa a cor púrpura.

  • Tempo de Natal , uma extensão da festa de Natal.
    Inicia-se no Natal e vai até a festa do Batismo de Jesus (uma semana após a Epifania). Descobrimos particularmente a infância de Jesus.

A liturgia usa a cor branca.

  • 1º Período do Tempo comum , até quarta-feira de cinzas (celebração da entrada na Quaresma).


O tempo comum também é chamado de “tempo da igreja”. Também se desenrola do Pentecostes até o final do ano litúrgico (dura um total de 34 semanas e é dividido em dois períodos). Esse período litúrgico muito longo é uma espécie de retorno à vida cotidiana. Tenha cuidado no entanto! Não um diário voltou à sua banalidade, mas um diário redescoberto e renovado.

Durante esse período, a Igreja continua a celebrar, domingo após domingo, o mistério da morte e ressurreição de Cristo.

Durante esses períodos, a liturgia usa a cor verde.

  • Tempo da Quaresma , tempo de penitência e conversão a caminho da Páscoa.
    Período de 40 dias - como Jesus orou 40 dias no deserto – de preparação para a Páscoa. É um convite à conversão que começa na quarta-feira de cinzas.
    A liturgia usa a cor púrpura.

A Semana Santa, dentro deste tempo, é o coração do ano litúrgico, inicia no Domingo de Ramos  e se estende até o Domingo de Páscoa.
Não é um tempo litúrgico propriamente dito, mas é a semana mais importante do ano litúrgico em que os diferentes momentos de sua paixão, morte e ressurreição foram vivenciados novamente.

  • Tempo de Páscoa :  tempo festivo que se prolonga por 6 domingos após a Páscoa.

Faltam 50 dias para o Pentecostes, onde celebramos a vinda do Espírito Santo, que, anunciada por Jesus (Jo 14-16), continua a trabalhar na Igreja e em cada um dos crentes.
A liturgia usa a cor branca.

  • 2º Período do Tempo comum:
    De domingo a domingo, o mistério da Páscoa é revivido, até o novo ciclo litúrgico que começa com o primeiro domingo do advento.

image (1).jpg
bottom of page