top of page
COMUNHÃO

​A Eucaristia é a fonte do maior bem espiritual da Igreja. 
O próprio Cristo se faz presente no pão e no vinho consagrado.

A boa preparação para a primeira comunhão.

Icon_COMUNHÃO_dourado.png
Eucaristia

Memorial da morte e ressurreição de Jesus Cristo, o sacramento da Eucaristia representa a comunhão de vida com Deus e a unidade entre os batizados. Foi no dia anterior à sua morte que Jesus instituiu a Eucaristia, durante a última refeição que ele compartilhou com seus discípulos.

Ao celebrar a Páscoa judaica com eles, Jesus deu um significado radicalmente novo a esta refeição, tornando-a o memorial de sua própria morte e ressurreição dizendo:

"Fazei isso em memória de mim".

COMUNHÃO.png

Ele ordenou que seus discípulos celebrassem esse sacramento até seu retorno. Permanecemos fielmente apegados a essas palavras e aos gestos de Jesus, que mantêm sua memória e o tornam totalmente presente. Assim, na celebração da Eucaristia durante a missa o sacrifício de Jesus na cruz é atualizado e se faz presente naquele momento.

O Pão e Vinho na Celebração
PAO E VINHO.jpeg

Durante a missa ocorre uma mudança real no pão e no vinho (transubstanciação), que alteram sua natureza e se tornam presença real de Jesus Cristo. É o Espírito Santo quem opera essa transformação e quando comungamos o próprio Cristo habita em nós.

Este momento de requer uma disposição do coração e uma iniciação no mistério eucarístico. É importante preparar-se internamente para receber o corpo de Cristo, viver este encontro maravilhoso e sempre surpreendente com o Senhor.

Como sinais da Eucaristia, alimento da vida eterna, Jesus escolheu sinais dos alimentos mais comuns: pão e vinho. O pão é o alimento básico e o símbolo de todos os recursos vitais do homem. O vinho expressa o caráter alegre da Criação: é um sinal de celebração.

Pão e vinho também representam o “fruto do trabalho dos homens”: cada um deles evoca esforço e renúncia.

A celebração da Missa
MISSA.jpg

Ritos de boas-vindas: No início da missa, Cristo se faz presente entre seu povo. Nunca somos nós que tomamos a iniciativa de “vir à missa”. Nós respondemos ao convite do próprio Jesus. Apresentamo-nos diante dele como somos, com nossos pecados e com a certeza de seu perdão. Então cantamos o louvor a Deus: "Glória a Deus nos céus mais elevados ..."

Liturgia da Palavra: Durante a missa, Cristo se faz presente em sua Palavra.

 

Ele nos fala no presente com palavras da Bíblia. A Palavra de Deus é alimento que nos faz viver hoje e nos ensina a ser como Cristo. É por isso que reservamos um tempo para contemplar e meditar em seus gestos e palavras. Em resposta, nós o louvamos com os Salmos, proclamamos nossa fé e apresentamos a Deus em oração todos os chamados da humanidade.

Liturgia Eucarística: Durante a missa, Cristo se faz presente no pão e no vinho, tornando-se verdadeiramente seu corpo e seu sangue. Jesus se torna comida, ele realmente nos dá sua vida. "Tomais e comei, este é o meu corpo." Tomai, pois este é o meu sangue, o sangue da aliança” (Mt 26, 26,28).

Envio de ritos: No final da missa, somos enviados ao mundo como presença de Cristo para nossos irmãos. Nós recebemos a vida de Cristo. Cabe a nós comunicá-lo à nossa volta. Cabe a nós realizar através de nossas vidas o plano do amor de Deus: nos entregar a todos os homens.

 

Missa, Eucaristia, Comunhão?

A Eucaristia tem origem numa palavra grega que significa "ação de graças" Após as bênçãos tradicionais

Missa_Eucaristia_Comunhão.jpeg

dos judeus, a Eucaristia quer louvar a Deus por suas obras;

A missa destaca um aspecto particular do sacramento: ele envia os batizados ao mundo (missio) para serem testemunhas do amor de Deus;

Comunhão significa que este sacramento nos une a Cristo e a todos aqueles que fazem parte do seu corpo.

Informações para Catequese e 1ª Comunhão

Na primeira comunhão o cristão batizado é convidado a participar, juntamente com a comunidade, do banquete de celebração do Corpo e o Sangue do Senhor.

Para a receber o sacramento da Eucaristia é necessário participar da Catequese, que ocorre na Paróquia nos seguintes dias e horários:

Dias e horários da Catequese

Pré catequese

Quarta-feira - 20h às 21h30

Primeiro Ano

Ter -  20h às 21h30

Qua - 20h às 21h30

Qui - 8h30 às 10h

Qui - 14h30 às 16h

Sáb - 8h30 às 10h

 

Segundo Ano

Ter -  20h às 21h30

Qua - 20h às 21h30

Qui - 8h30 às 10h

Qui - 14h30 às 16h

Sáb - 8h30 às 10h

Perseverança

Quarta-feira 20h às 21h30

Sábado - 10h30 às 12h

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Documentos necessários

• Xerox da Certidão de Nascimento

• Xerox da Certidão de Batismo

• Contribuição: R$ 100,00

• Tempo de preparação: 2 anos 

• Idade mínima: 8 anos completos até o início da Catequese.

• Ficha de inscrição  (Clique e preencha o link abaixo)

FICHA DE INSCRIÇÃO

Catequese para adultos

Dia e Horários 

Domingo: das 10h às 12h

• Tempo de preparação: 10 encontros presenciais semanais aos Domingos, (depois da Missa das 9h)

 • Fará parte da preparação a participação na Missa Dominical das 9h

• Início: 

• Idade mínima: 18 anos

• Cerimonia prevista, (a confirmar)

Inscrições e mais informações:

 No link abaixo (Clique em Ficha de Inscrição), ou, na secretaria da Paróquia.

COMUNHÃO2.jpg
bottom of page