top of page
AS CORES DA LITURGIA

As cores são um sinal de que oramos com todos
os sentidos do corpo, inclusive com a visão.

A cor usada nos ofícios religiosos depende do tempo litúrgico e das festividades celebradas. 

No século XVI, com o Concílio de Trento, foram admitidas cinco cores usadas há muito tempo: branco, vermelho, verde, roxo, preto. Essas cores são significativas porque expressam celebração, paixão, esperança, penitência, luto. Foi no século XIX que essas cores litúrgicas foram definitivamente codificadas.Sendo a liturgia a homenagem integral ao Deus de todas as criaturas, o uso das cores nas celebrações é parte integrante do culto.

image.png

O significado das cores, conforme Dom Robert Le Gall (Dicionário de Liturgia, Editions CLD, a cor verde litúrgica do tempo comum , evoca o crescimento da Igreja, graças à seiva vinda de Deus.

 

O roxo é a cor dos tempos da penitência ( Advento e Quaresma ); também é usado para celebrações penitenciais, bem como para os ofícios do falecido.

 

Cor litúrgica vermelha que evoca sangue ou fogo. 

É usado no Domingo de Ramos, Sexta-feira Santa, Dia de Pentecostes e Missas em honra do Espírito Santo, na Festa da Santa Cruz, nas Festas dos Apóstolos e Evangelistas e nas Festas dos Santos Mártires.

 

A cor litúrgica branca é usada durante o Natal e a Páscoa . 

Encontramos isso nas festas da dedicação, a Virgem Maria, anjos, pastores, doutores da Igreja, santos que não são mártires. O branco evoca pureza, mas mais ainda a glória divina e o brilho de tudo que toca a Deus. É a cor da ressurreição.

Em celebrações solenes, os ornamentos mais bonitos podem ser usados, mesmo que não sejam da cor do dia. Há também uma tradição de cor rosa em certos domingos do advento e da quaresma e cor azul nas festas marianas.

bottom of page