top of page
ORDEM

O sacramento da ordem sacerdotal consiste na consagração ao ministério de serviço à Igreja e a Deus, com dedicação total e livre disposição para Deus.

ordem.png
Ordem

Este sacramento é conferido àqueles que, tendo recebido um chamado especial de Deus e depois de discernir sua vocação ao ministério sacerdotal, são considerados adequados para o seu exercício.

O sacramento da Ordem transmite a responsabilidade de liderar a Igreja, seguindo os apóstolos a quem Jesus atribuiu incialmente este encargo, capacitando para agir na mesma pessoa que Cristo, chefe do corpo místico da igreja.

Ordem, ordenação, consagração

O nome sacramental da "Ordem" refere-se à organização da sociedade antiga, que viu o nascimento da Igreja. A palavra "ordo" designava para os romanos os vários órgãos constituídos que estruturavam e governavam a sociedade. Os recém-chegados eram por uma "ordeninatio". Assim, a Igreja baseia-se em “ordens” reconhecidas desde suas origens.

O termo “ordenação” designa o rito litúrgico que se integra o indivíduo a uma destas três ordens: A ordem dos bispos, padres ou diáconos. Pelo gesto da imposição de mãos, acompanhado de uma oração específica através da qual se pede a Deus a vinda do Espírito Santo e seus dons apropriados ao ministério, o candidato é ordenado.

Na celebração deste sacramento, mais do que uma simples cerimônia, é uma “consagração” real, pois a ordenação confere um dom específico do Espírito Santo, através do qual a pessoa ordenada é investida pelo próprio Cristo a serviço da Igreja. O termo "consagração" indica que está ocorrendo uma transformação substancial: assim como pão e vinho se tornam o corpo e o sangue de Cristo (transubstanciação), a pessoa ordenada é transformada profundamente, de maneira indelével, tornando-se instrumento para as ações de Cristo, apesar de suas fraquezas.

Os graus

O sacramento da ordem, que concede a autoridade para exercer funções eclesiásticas e ministeriais, é dividido em três graus, subordinados um ao outro:

O Episcopado: confere a plenitude do sacerdócio e são os sucessores dos apóstolos de Cristo. O Episcopado é o mais alto grau do sacramento da Ordem, correspondente aos Bispos.

O Presbiterado: Configura o sacerdote de Cristo e bom pastor. Os padres são os colaboradores da Missa, agindo em nome de Cristo, a cabeça da Igreja, e administrando a adoração divina.

O Diaconato: é o grau do sacramento da Ordem correspondente aos diáconos, que recebem a ordenação para ajudar os bispos e os sacerdotes em seu ministério.

bottom of page