MATRIMÔNIO

“Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor”. Provérbios 18:22

Icon_CASAMENTO dourado.png
O Matrimônio

Deus, que criou o homem por amor, também o chamou para amar. O casamento é o sacramento que consagra a união de um homem e uma mulher em uma comunidade da vida. Pelo casamento o amor humano é ampliado e transforma-se num sinal visível da presença do próprio Deus.

Pelo casamento Cristo dá aos cônjuges sua própria graça para que se tornem cada vez mais semelhantes a ele na vida de casados. Jesus se envolve com o casal e promete Sua presença nas provações e em momentos de alegria. Assim, o casamento não é uma instituição puramente humana e Jesus é a força de renovação para o casal viver o amor.

Portanto, neste sacramento a troca de consentimentos não é uma simples declaração de amor, pois a palavra trocada cria o vínculo conjugal do casal, que é irrevogável e garantido pela fidelidade do próprio Deus.

Na estrutura litúrgica do casamento, após um diálogo inicial com o celebrante, no qual os cônjuges reiteram seu desejo de se casar livremente e permanecer fiéis por toda a vida, os próprios cônjuges se dão mutuamente o sacramento, mediante a troca de consentimento: "Eu te recebo como esposo e eu me entrego a você ...". Esse compromisso é materializado pela troca de alianças. O celebrante finalmente abençoa os noivos.

Os pilares para um casamento sólido

Indissolubilidade : há uma doação de si ao outro para sempre. Hoje, o amor indissolúvel pode parecer para muitos um sonho inatingível. O sacramento do casamento é, no entanto, o sinal de um Deus que nos ama irrevogavelmente.

Fidelidade: a comunhão de amor entre duas pessoas deve ser recíproca e exclusiva. Outros modelos de vida conjugal  não são compatíveis com a visão cristã do casamento.

Liberdade: O consentimento consiste em um ato totalmente livre e voluntário pelo qual os cônjuges se dão e recebem um ao outro.

Abertura à fertilidade: o amor não egoísta deve estar aberto a produzir todos os tipos de frutos, principalmente crianças. Mas a fertilidade pode assumir muitas outras formas, sociais ou espirituais.

O tema do casamento permeia toda a Bíblia. No Antigo Testamento identificamos uma meditação acerca da complementaridade entre o homem e a mulher no livro de Gênesis. No Novo Testamento, em sua conclusão com o livro do Apocalipse, é evocada a união de Cristo e da humanidade com a imagem “do casamento do Cordeiro. " Entre estes dois extremos a Bíblia inteira nos fala sobre a aliança amorosa entre Deus e os homens.

O Casamento no Antigo Testamento

Para o livro de Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, Deus que criou o homem por amor, também o chamou para amar. Amar é a vocação fundamental e inata de todo ser humano, pois o homem é criado à imagem de Deus, que é Ele próprio amor. Essa semelhança que torna a dignidade do homem é alcançada ao ponto mais alto do amor mútuo entre o homem e a mulher, reflexo do amor absoluto e indefectível com o qual Deus ama o homem. Deus abençoa o amor do homem e da mulher e os chama para serem frutíferos e unirem suas vidas em fidelidade.

O Antigo Testamento está ciente das ameaças que pairam sobre um projeto tão bonito: ciúme, infidelidade, espírito de dominação e conflitos de todos os tipos. Assim, o pecado se infiltra no coração do amor conjugal e o ameaça seriamente. O casamento aparece então como uma estrutura protetora, destinada a fortalecer homens e mulheres contra o que ameaça seu amor. A lei de Moisés tenta ajustar os requisitos da vida conjugal de acordo com a "dureza do coração" do ser humano, de acordo com a interpretação dada pelo próprio Jesus. Mas os profetas já chamam a viver o casamento em espírito absoluto, vendo nele a própria imagem da união amorosa que Deus deseja construir com a Humanidade.

O Casamento no Novo Testamento

O primeiro milagre público de Jesus acontece em uma festa de casamento, onde ele transforma água em vinho. É um sinal da importância do casamento para o entendimento da missão de Jesus, que veio para unir Deus aos homens. Em seus ensinamentos, Jesus afirma que o homem e a mulher têm vocação para se unir de maneira indissolúvel. O evangelho mostra o espanto dos próprios discípulos diante de tal exigência. Mas Jesus os convida a segui-lo e a se unir a ele para encontrar a força e a graça de um projeto de vida assim. Homem e mulher são chamados a se unirem tal como Cristo se une à sua Igreja.

Percebe-se pelos ensinamentos de Jesus que o casamento é um estado de vida semelhante ao celibato consagrado. Assim, existem duas maneiras de unir a vida de alguém com Cristo, pois as pessoas casadas são um sinal concreto de que todo amor vem de Deus, sendo suficiente para encher o coração do homem.

Informações para a celebração de casamentos

Documentos necessários

• Xerox RG dos noivos

• Xerox CPF dos noivos

• Comprovante de residência (nas proximidades da igreja)

• Xerox Certidão de Batismo atualizada para casamento (esta certidão deverá ser

• solicitada na paróquia onde cada noivo foi batizado) - Validade de 6 meses.

• Certidão de curso de noivos (curso poderá ser feito na própria paróquia)

Para agendar o casamento os noivos devem comparecer pessoalmente na secretaria da Paróquia.

Consulte a lista de colaboradores e outras informações:

Informações do Curso de Noivos

O casamento é um compromisso ao longo da vida. Para que esse sim seja dito com total responsabilidade e para que a aliança conjugal tenha fundamentos humanos e cristãos sólidos e duradouros, é necessário um curso de preparação.

Próxima data de curso - 03 de outubro de 2020 (a confirmar).

Solicitamos uma contribuição de R$ 120,00 por casal

Imprima e preencha a ficha de inscrição a ser entregue na secretaria da Igreja.

Paróquia Nossa
Senhora de Fátima 
Vila Leopoldina
Entre em contato

Rua Barão da Passagem, 971

Vila Leopoldina - São Paulo-SP-Brasil

 

Tel.: 11 3834 1532

nsrafatima@uol.com.br

Nossa Redes Socias

Escreva para nós!

  • Twitter - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

© 2020 Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Desenvolvido por