BATISMO

O batismo é o fundamento de toda a vida cristã.
É o primeiro sacramento que se pode receber e momento
de início da vida no Espírito
(vitae spiritualis ianua)

"Quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado" (Mc 16,16)

Icon_BATISMO dourado.png
Batismo

O batismo imprime no batizado um sinal indelével, a marca do Senhor que o consagra como discípulo de Cristo. Como a criança que nasce depende dos pais para viver, também nós dependemos da vida que Deus nos oferece. No Batismo, a Igreja reunida celebra essa experiência de sermos dependentes, filhos de Deus.

Através do batismo renascemos como parte do corpo místico de Cristo e, presenteados com a graça do amor de Deus, somos ligados de modo indissociável à Santíssima Trindade. Como Jesus na Páscoa, e com ele, os batizados mergulham na morte para renascer para uma nova vida, a vida de Deus. Somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão: "Baptismus esta sacramentum regenerationis per aquam in verbo” - O Batismo é o sacramento da regeneração pela água na Palavra.

O sentido do Batismo

O próprio Jesus queria começar sua vida pública, sendo batizado por João Batista no Jordão (Mt 3,13). Esse gesto ainda era apenas um prenúncio do novo sacramento instituído por Jesus e confiado a seus discípulos no centro de sua missão: “Ide, de todas as nações faça discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. (Mt 28,19)

Sinais do Sacramento do Batismo

A celebração do batismo é caracterizada por 5 sinais principais:

O Sinal da Cruz - sinal de pertencer a Cristo, marca o batizado na testa no início da celebração e em seu coração por toda a vida;

Água - sinal de vida e morte, a água é o símbolo central do batismo. Expressa a rejeição do pecado e a entrada na vida divina; O gesto da água é acompanhado pelas palavras que fazem o batismo: "Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo";

A roupa branca - sinal de um novo nascimento, significa que o batismo nos faz como "vestir Cristo", segundo a expressão de São Paulo;

O Óleo - o óleo do batismo, chamado "santo cristo", é um óleo perfumado consagrado pelo bispo. Expressa o caráter indelével do batismo e a missão de cada pessoa batizada de testemunhar a fé e espalhar ao seu redor "o bom cheiro de Cristo". 

Luz - uma vela acesa com a vela da Páscoa é entregue à pessoa batizada ou a seu padrinho. Essa chama simboliza o amor ardente que Deus coloca no coração dos batizados.

Informações para o Batismo

Documentos necessários

• Xerox da Certidão de Nascimento

•  Xerox do RG dos Pais e Padrinhos​

• Contribuição: R$ 100,00

A inscrição deve ser realizada pessoalmente na secretaria da Paróquia. Não aceitamos reservas ou inscrições por telefone.

Temos um limite de 15 crianças por data disponibilizada para batizados.

Para batizado individual, entre em contato com a secretaria da Paróquia para consultar disponibilidade de agendamento.

Curso para os pais e padrinhos

Os pais são as primeiras testemunhas de fé para seus filhos. O padrinho e a madrinha também têm um papel essencial: eles devem ser crentes sólidos nos quais a pessoa batizada pode confiar para crescer em sua fé. De maneira mais ampla, toda a comunidade cristã é responsável por acolher, cercar e acompanhar aqueles que estão começando na aventura da fé. Por isso é obrigatória a participação em curso específico, que acontece na própria Paróquia um dia antes do batizado.

Data dos próximos cursos

Ficha para Curso de Batismo

Paróquia Nossa
Senhora de Fátima 
Vila Leopoldina
Entre em contato

Rua Barão da Passagem, 971

Vila Leopoldina - São Paulo-SP-Brasil

 

Tel.: 11 3834 1532

nsrafatima@uol.com.br

Nossa Redes Socias

Escreva para nós!

  • Twitter - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

© 2020 Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Desenvolvido por