top of page
CRISMA

Através do sacramento da Crisma o cristão confirma sua fé e adesão a Jesus e assume seu papel na Comunidade.

Icon_CRISMA DOURADO.png
Crisma

O sacramento da confirmação, do batismo e da Eucaristia são chamados “Sacramentos de Iniciação cristã”. São passos necessários na iniciação cristã, pois introduzem a pessoa numa vida nova (Filho de Deus), com tarefas dentro e fora da Igreja (testemunho de vida).

Este sacramento fortalece o vínculo com a Igreja e enriquece o cristão, pela ação especial do Espírito Santo, para que se torne testemunha de Cristo, assumindo sua missão perante a Igreja. Assim, a confirmação dá força extra para dar testemunho da fé por palavras e atos de toda a nossa vida, apesar das provações cansativas.

crisma.jpg

Na celebração deste sacramento o principal sinal de confirmação é uma unção na testa com o Santo Crisma, um óleo perfumado. Este óleo é um sinal de consagração ao Senhor e significa o compromisso de espalhar ao nosso redor "o bom cheiro de Cristo". A unção do Santo Crisma nos marca com o selo do Espírito Santo.

 

Jesus, na noite da Páscoa, antes de deixar os seus discípulos prometeu enviar o Espírito Santo sobre eles. Esta promessa foi cumprida no dia de Pentecostes e, da mesma forma, a confirmação é um derramamento especial do Espírito Santo que traz crescimento e aprofundamento da graça do batismo. Habitados pelo Espírito, estamos mais fortemente conectados ao Pai como seus filhos. É o Espírito que nos ensina a chamar nosso Deus Pai (cf. Rm 8:15). O Espírito nos une com mais firmeza a Cristo e ao Seu Corpo, que é a Igreja.

Crisma ou confirmação

Do latim “confirmare”, “confirmação” tem o sentido de consolidar, confirmar.  O termo "confirmação" enfatiza que esse sacramento confirma e fortalece a graça do batismo.

O termo “crisma” é referente ao “óleo” que o bispo usa para “ungir”, conforme o ritual, a pessoa do crismando, conferindo a ele o Espírito Santo e seus dons, fazendo com que o crismando confirme a fé cristã que recebemos no Batismo.

Referências bíblicas do sacramento da confirmação

Liturgia da Palavra: Durante a missa, Cristo se faz presente em sua Palavra.

 

Ele nos fala no presente com palavras da Bíblia. A Palavra de Deus é alimento que nos faz viver hoje e nos ensina a ser como Cristo. É por isso que reservamos um tempo para contemplar e meditar em seus gestos e palavras. Em resposta, nós o louvamos com os Salmos, proclamamos nossa fé e apresentamos a Deus em oração todos os chamados da humanidade.

Liturgia Eucarística: Durante a missa, Cristo se faz presente no pão e no vinho, tornando-se verdadeiramente seu corpo e seu sangue. Jesus se torna comida, ele realmente nos dá sua vida. "Tomais e comei, este é o meu corpo." Tomai, pois este é o meu sangue, o sangue da aliança”
(Mt 26, 26,28).

Envio de ritos: No final da missa, somos enviados ao mundo como presença de Cristo para nossos irmãos. Nós recebemos a vida de Cristo. Cabe a nós comunicá-lo à nossa volta. Cabe a nós realizar através de nossas vidas o plano do amor de Deus: nos entregar a todos os homens.

 

O Espírito, dom enviado por Deus
WhatsApp Image 2020-07-24 at 17.12.46.jp

Todo Sacramento é um sinal que recorda um acontecimento de Cristo Salvador.  A Confirmação é o Sacramento que torna visível o Dom do Espírito. Na Crisma, o cristão recebe o Espírito Santo, como os apóstolos receberam no dia de Pentecostes (At 2,1-47).

Os dons do Espírito são inumeráveis e sempre adaptados às nossas necessidades.
A tradição bíblica identificou 7 principais:

Sabedoria: discernir o que Deus espera de nós e ter o desejo da sabedoria de Deus, que é o amor infinito.

Inteligência: para nos ajudar a aprofundar e entender a Palavra de Deus, inclusive pelo coração.

Conselho: é ouvir Deus para ser guiado por ele. Devemos aceitar em oração os "conselhos" de Deus, a fim de discernir o que é bom e o que é ruim.

Força: permanecer fiel ao Evangelho e ousar testemunhar o Cristo para os outros.

Conhecimento: para nos ajudar a entender melhor o verdadeiro significado da vida, para nós e para os outros.

Temor: é amar a Deus como uma criança; esse presente é chamado de "medo" de Deus. Não é para ter medo, mas é para perceber que devemos sempre amá-lo cada vez mais.

Louvor: significa orar a Deus, louvá-lo, agradecer e perceber que Deus é toda a nossa vida.

Reflexões sobre o sacramento da confirmação

“Assim como em Cristo morremos para renascer, também somos marcados com o Espírito, para que possamos possuir seu esplendor, sua imagem e sua graça. É uma marca absolutamente espiritual, porque se, pelo que é visto, somos marcados em nosso corpo, na realidade somos marcados em nosso coração, de modo que o Espírito Santo imprime em nós a forma de um imagem celestial.

Lembre-se de que você foi marcado espiritualmente com "o Espírito de sabedoria e entendimento, o Espírito de conselho e força, o Espírito de conhecimento e piedade, o Espírito de santo medo", e cuide do que você recebeu. Deus, Deus Pai, marcou você com seu sinal; Cristo, o Senhor, confirmou você e colocou em seu coração o penhor do Espírito. "

(Saint Ambroise de Milan, 333-397, Tratado sobre mistérios)

"A água que eu der para aquele que crê em mim", disse Jesus, "será sua fonte de vida, brotando para a vida eterna. Por que ele compararia o Espírito Santo a uma fonte? Como tudo ganha vida graças à água, e a mesma chuva produz efeitos múltiplos, como a mesma fonte irriga um jardim inteiro e a mesma nuvem polvilha toda a terra, produzindo a brancura do lírio, o vermelho da rosa, o roxo das violetas e o jacinto: aqui, a água dá à luz uma palmeira, ali, faz a videira crescer e, no entanto, é sempre a mesma água que acomoda o que recebe e dá o que mais lhe convém.

Da mesma forma, o Espírito Santo, único e indivisível, dá como deseja a cada um a graça que mais lhe convém; e como uma madeira seca fertilizada pela água começa a produzir seus frutos, assim a alma do pecador que recebeu o dom do Espírito Santo produz os frutos da justiça: é dado a falar de acordo com a sabedoria de Deus, outro recebe o Espírito de profecia, outro para ser capaz de expulsar demônios, outro se torna capaz de interpretar a Sagrada Escritura, outro para viver em temperança, outro para exercer caridade, outro para consagrar sua vida a Deus em jejum e austeridades, outro para sofrer martírio. O Espírito Santo é diferente em todos, e sempre idêntico a si mesmo”.

(São Cirilo de Jerusalém, Catequese Batismal 16)

Informações do curso preparatório para Crisma

Crisma para jovens

Para receber este sacramento é necessário participar de curso preparatório, com 1 (um) ano de duração, realizado na Paróquia.

Dias e horários da Catequese

Segunda feira - 20h às 21h30

Sábado - 08h30 às 10h

Início das inscrições em  Fevereiro/24

Início das aulas da catequese em Março/24

Documentos necessários

• Xerox da Certidão de Nascimento

• Xerox da Certidão de Batismo

• Idade mínima 14 anos

• Ficha de inscrição  (imprimir e preencher)

Observação: 

Jovens com idade superior a 14 anos que ainda não fizeram a Primeira Eucaristia farão uma preparação unificada para a Comunhão e a Crisma.

​Inscrições e Informações: após as missas do Domingo ou na Secretaria da Paróquia.

Crisma para adultos

A Paróquia disponibiliza cursos preparatórios de 4 meses (10 encontros) para adultos que desejam receber os sacramentos da Crisma e/ou primeira Eucaristia. Para participar basta imprimir a ficha de inscrição e entregar na secretaria da Paróquia.

Os encontros ocorrem aos domingos, das 10h30 às 12h ou

as terças-feiras após a missa das 19h.

Inscrições e Informações: Após as missas do Domingo ou na Secretaria da Paróquia.

Documentos necessários

• Tempo de preparação: 4 meses (10 encontros); 

• Início: Março/24

• Idade mínima: 18 anos

• Contribuição: R$ 50,00

• Ficha de inscrição  (imprimir e preencher)

crisma 2.jpg
bottom of page