top of page
Padronagem branca.jpg
Pastoral da Ecologia

"Nós sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona (...) ele não se arrepende de nos ter criado. A humanidade ainda possui a capacidade de trabalhar em conjunto para construir a nossa casa comum.”

Papa Francisco na encíclica LAUDATO SI.

Para muitos a relação entre Igreja e Ecologia não é algo tão simples, mas existem muitos trabalhos eclesiais que manifestam a preocupação com as questões ambientais e realizam ações para que haja maior consciência da população diante da atual realidade. 

Algumas Campanhas da Fraternidade já evidenciaram a importância de discutir a questão e inúmeras dioceses já compreenderam a urgência do planeta e iniciaram um trabalho específico com a Pastoral da Ecologia. 

Mobilizados e preocupados com a falta de conscientização e vivendo com tantos sinais e gritos de socorro, pensamos em dar corpo e voz para essa missão fundamental do ser humano com a Criação. O que segundo nosso Papa Francisco é “tarefa dos cristãos, não só dos ecologistas”. Foi pensando nisso que um grupo de fiéis de nossa paróquia, com o apoio e incentivo de nosso pároco Padre Tarcisio, buscou inspiração e iniciou esta missão. O grupo é composto por profissionais de diversas áreas como biologia, engenharia, administração, assistência social e pedagogia. 

Nesta primeira fase a Pastoral da Ecologia tem como proposta sensibilizar e desenvolver ações em prol da conscientização ambiental e divulgação da existência da pastoral, convidando todos a se juntarem a esta causa.

Com a colaboração deste grupo, e de alguns paroquianos, foram comprados os lixos coloridos que ajudam a identificar e coletar o lixo gerado pela comunidade, de forma seletiva.

Algumas ações de coleta e destinação seletiva do lixo já foram feitas nos eventos do ECC, EJC e na Festa da Primavera. Agora a pastoral da ecologia está envolvida na obra do estacionamento.

 

Mas o que a Pastoral da Ecologia tem a ver com a obra do estacionamento ?

 

Através de reuniões e reflexões deste grupo, sobre a consciência ecológica, surgiram as motivações para ações concretas (Igreja em saída). A partir de uma necessidade, surgida de exigências que visam a melhoria da qualidade ambiental da cidade, percebemos que algo novo poderia fazer parte de nossa comunidade. Buscamos entender a solicitação de ampliação da área de permeabilidade do solo, diretamente relacionada com a eficiência de drenagem de águas pluviais, e, de forma criativa, agregar novos elementos. 

 

Somos privilegiados por frequentar uma paróquia com um ambiente tão agradável: árvores, plantas, passarinhos, flores, todos cuidados com tanto carinho para nós. Esta não é a realidade do entorno e áreas agradáveis, como de nossa paroquia, já não são vistas. A natureza viva vem cedendo lugar ao concreto, prédios e mais construções. Juntamente com esse crescimento urbano, vemos cada vez mais prédios e menos nossas casas, as casas diminuindo seu tamanho, bem como de seus jardins e áreas verdes. De certo modo, na vida moderna e na correria diária, pelo esforço que demanda, o cuidado com a natureza vem sendo abandonado. 

 

Assim, a exigência de adaptação do piso do estacionamento foi encarada por este grupo como uma forma de cuidar da natureza, com benefícios não somente para a paroquia, mas para todo seu entorno. Pensamos em aproveitar a obra, necessária, para transformar o estacionamento num novo espaço de natureza e vida, lugar de contemplação, integrado com a Gruta de Nossa Senhora, a casinha de Sao Francisco, a sala de velas e o jardim.

 

Em constante oração, buscamos motivação e passamos a sonhar com tudo isso, não só a reforma do estacionamento, mas a um novo lugar.

 

E assim, pela ação do Espirito Santo, nasceu outra linda idéia de nosso querido Padre Tarcisio:

- Porque não termos aqui um jardim das oliveiras ?

 

E eis que se Fez.

 

Mas ainda temos muito a fazer e contamos com a ajuda e engajamento de toda nossa querida comunidade. 

 

Que o Espirito Santo nos traga sempre, a calma e sabedoria, para entender e transformar aquilo que as vezes não pareça bom, em algo que se renova e faz o NOVO.

 

Venha fazer parte desse sonho e vamos todos "JUNTOS CUIDAR DE NOSSA CASA COMUM”

Por tanto, se alguém está em Cristo, é criatura nova. O que era antigo passou, agora tudo é novo.

2 Coríntios, 17

A postoral recomenda: Leiam LAUDATO SI

Vetor fundo azul-linha branca.png
bottom of page