top of page
LITURGIA
WhatsApp Image 2020-09-04 at 17.24.25.jp

A palavra Liturgia vem do grego λειτουργία, que significa ação do povo. Para a Igreja Católica, a Liturgia apresenta-se como o fio condutor de toda e qualquer ação religiosa, segundo definição do Concílio Vaticano II.

“Toda celebração litúrgica, enquanto obra de Cristo e do seu corpo, que é a Igreja, é ação sacra por excelência” (Sacrosanctum concilium, n.7).

A liturgia é ação de Cristo, eterno sacerdote. Quando se diz que a “assembléia celebra”, é a comunidade dos batizados que “festeja” os dons recebidos. Trata-se de um encontro com o Cristo Ressuscitado que mediante as celebrações litúrgicas vem ao encontro de cada ser humano pessoalmente.Jesus se faz presente no sacrifício da missa seja na pessoa do ministro, seja sobretudo nas espécies eucarísticas. Está presente nos Sacramentos, de modo que quando um batiza é o próprio Cristo quem batiza, por exemplo. 

liturgia

O ano litúrgico oferece aos cristãos uma experiência de toda a história da salvação e da vida de Cristo, ao longo de um ano.

O ano, para os cristãos, é estruturado por grandes festas religiosas que ocupam momentos particulares na vida de Jesus. Assim, o ano litúrgico oferece aos cristãos a oportunidade de reviver toda a história da salvação e a vida de Cristo, ao longo de um ano. Ele ocupa os principais eventos da vida de Cristo: seu nascimento (Natal), sua morte e ressurreição (Páscoa), o dom do Espírito (Pentecostes).

Convida os cristãos a acolherem a Deus em suas vidas e a permanecerem na esperança do Reino Eternos. 
Ao longo de um ano afirmamos em cada missa: "Nós proclamamos sua morte, Senhor Jesus, celebramos sua ressurreição, enquanto aguardamos sua vinda em glória".

Estudo Liturgia_NSF-12.jpg
bottom of page